RPG – Reeducação Postural Global

É um método de correção da postura através de alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares do corpo humano.
O método trouxe maior credibilidade aos tratamentos fisioterápicos enfocando principalmente dores e desvios posturais, particularmente ligados a afecções de coluna. O método utiliza exercícios ativos ministrados e aprendidos pelo paciente e ainda reforço na conscientização de percepção do alongamento e retração das cadeias musculares de forma global, o que permitiu uma menor a utilização de recursos analgésicos, por meio de aparelhos eletro- médicos.
O paciente é alertado o tempo todo sobre como o encurtamento de um determinado grupo muscular pode prejudicar vários movimentos, podendo inclusive causar dor.
Normalmente a sessão é realizada com o paciente deitado sobre uma maca de madeira, com apoios móveis para os braços. Alguns terapeutas preferem o chão.

O Fisioterapeuta fica atento a cada mínimo movimento do paciente e toca o mesmo, com as mãos, a todo o momento. O método exige do paciente, concentração e muita paciência, pois o mesmo é muitas vezes solicitado a realizar mínimos movimentos e ao mesmo tempo manter uma ou outra contração muscular. Para alguns, a sessão é considerada monótona, entretanto, muitos adolescentes e adultos, relatam bons resultados, apesar dessa incompatibilidade de ritmos.
A sessão tem periodicidade semanal e duração, entre 50 e 60 minutos.
O método consta de 8 posturas denominadas básicas, porém o terapeuta pode mesclar algumas adaptações em função de necessidades específicas de cada paciente.

Gestantes, , somente após o 3º mês de gestação, com autorização de seu obstetra, que deverá ser esclarecido, a respeito do mesmo, quanto ao objetivo, de alívio da dor e a prevenção de problemas de postura já instalados, não piorem. Devido ao fato do corpo da gestante, apresentar mudanças constantes, não é o momento adequado, para que se promova grande correção postural.

Espera-se que um paciente com dores lombares, na ausência de uma hérnia de disco ou de uma artrose importante, apresente ausência de dor em qualquer movimento, após 10 sessões ou 10 semanas. Porém, pacientes com diagnósticos de hérnias discais, sintomáticas, sem indicação cirúrgica ou portadores de dores crônicas, já instaladas há muito tempo, permanecem em tratamento, por muitos meses, em média até seis meses.

A escoliose nas crianças deverá ser sempre acompanhada por um médico especializado em coluna e dependendo de sua gravidade, poderá ser indicada a utilização de um colete, para o seu tratamento. Muitas vezes, temos bons resultados, quando associado ao tratamento com RPG. O tratamento é longo, e a criança, ao menos quinzenalmente, durante todo o seu período de crescimento, deverá ser avaliada, quando ao final deste período, a tendência é que a escoliose se estabilize e não progrida mais. Se durante o tratamento com RPG, a criança mantiver o grau de escoliose, estável por anos, ou ainda, crescer satisfatoriamente para sua idade, pode-se considerar que o tratamento obteve sucesso.

Os bons resultados do tratamento são dependentes da aderência do paciente, ou seja, através de disciplina, não faltando às sessões, ficando atento a todas as orientações do seu fisioterapeuta com relação à percepção da postura.
É também essencial, que o fisioterapeuta esclareça, todos os aspectos relacionados a postura, quanto as atividades de vida diária em casa, no trabalho, na escola, no carro e no lazer. O RPG sem um método de educação e orientação à postura associada, apresenta grande chance, em não ser tão eficaz quanto ao esperado.

Nenhum Comentário para “RPG – Reeducação Postural Global”
Deixe seu Comentário