Lombalgia na Gestação

Metade das mulheres gestantes apresentarão dor lombar, devido a duas causas: aumento de peso decorrente da mesma e sobre peso na região abdominal o que promove uma mudança do centro de gravidade para frente tendo como conseqüência um aumento da tração e do esforço da coluna lombar.

Como minimizar este processo?

. Fazendo exercícios programados: consulte o seu médico em relação a exercícios de fortalecimento abdominal e alongamento da musculatura posterior da coluna que não apresentem perigo e sua periodicidade. A natação e a hidroterapia também são adequadas.
. Levantar pesos: quando necessitar pegar qualquer objeto do solo, dobre um joelho e mantenha o outro em extensão no solo o mais próximo possível do objeto. Coloque o mesmo junto ao seu corpo e levante-se sobre os joelhos a fim de poupar a sua coluna. Tenha cuidado, pois existe facilidade em perder equilíbrio. Sempre que possível solicite auxilio.
. Carregar objetos: dividir os pesos em ambas as mãos é mais saudável que carregar o peso total em dos lados. Mantenha sempre o peso junto ao seu corpo.
. Modo de deitar: deitar-se sobre o dorso aumenta em 25 kg a pressão exercida sobre a sua coluna lombar, que pode ser aliviado pela metade com uma simples medida: colocar travesseiros abaixo do joelho. Entretanto, deitar-se de lado com um travesseiro entre os joelhos é preferível.

Como atuar na dor lombar durante a gestação?

Felizmente na maioria dos casos a dor cessa, sendo autolimitada. Entretanto, algumas medidas podem ser úteis.

. Medicamentos: somente o seu medico poderá ministrar medicações necessárias, pois, muitos são contra indicados.
. Exercícios Outras opções de tratamento incluem exercício de reforço para a musculatura pélvica e lombar, e cintas de suporte e banho de contrate (calor e frio).
. Outros: Se apesar das medidas simples, a dor persistir, ou apresentar irradiação para os membros inferiores, formigamento ou fraqueza, procurar um médico especialista em coluna vertebral que em contato com o obstetra, fará o diagnóstico, tratando adequadamente e prevenção de futuros problemas.