Sindromes Reumáticas associadas ao HIV (AIDS)

O que são estas síndromes?
É um grupo de complicações inflamatórias, músculo-esquelético, observadas durante o curso da SÍNDROME DE IMUNO-DEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (SIDA ou AIDS). Articulações dolorosas normalmente são as primeiras e as mais comuns manifestações reumáticas, mas também podem ocorrer em outras fases da doença. Patologias como a Síndrome de Reiter, Artrite Psoriática, Polimiosite, Síndrome de Sjögren, Síndrome lúpica podem acontecer, assim como também vasculites e quadros de Fibromialgia.

Causa
A causa não está clara até o momento, no entanto, evidências sugerem ser multifatorial, incluindo efeitos diretos e indiretos da infecção pelo HIV em si.

Impacto na saúde
AIDS aflige aproximadamente 1 milhão de pessoas nos EUA.
De 30 à 70% de indivíduos infectados pelo HIV pode desenvolver uma doença reumático associada.
A presença de uma desordem reumática piora a prognóstico da AIDS.

Diagnóstico
Uma doença reumática associada ao HIV deveria ser suspeitada em qualquer pessoa com alto risco para infecção por HIV, que apresenta articulações doloridas, e/ou qualquer outra desordem reumática. O diagnóstico é confirmado pelos testes específicos para AIDS.

Tratamento
A severidade da sintomatologia pode variar enormente entre os pacientes. Porém, afortunadamente, a grande maioria responde à terapia “antireumática” convencional, qual seja com o uso de antiinflamatórios e analgésicos. Alguns pacientes, especialmente esses, com Síndrome de Reiter e Artrite Psoriásica, podem necessitar de drogas imunossupressoras. O uso de medicação antiviral e antibiótico apresenta benefícios aos pacientes psoriásicos, assim como o uso de corticosteróides , só ou em combinação com o Metrothexate e os antivirais têm mostrado bons resultados na Polimiosite e Vasculites. Procedimentos reabilitacionais, como exercícios, terapia ocupacional etc., são de grande valia dentro do tratamento do paciente com AIDS.

O papel do reumatologista tratando doenças reumáticas HIV – associada
Os reumatologistas não foram somente os primeiros a reconhecer a associação de patologias reumáticas com a AIDS, mas também corroboraram com um melhor entendimento e, conseqüente tratamento destas doenças. Desta forma, as queixas reumáticas de pacientes com infecção por HIV devem ser avaliadas por este especialista, que irá planejar o melhor tratamento.

Nenhum Comentário para “Sindromes Reumáticas associadas ao HIV (AIDS)”
Deixe seu Comentário