Polimialgia Reumatica e Artrite Temporal

O que é Polimialgia Reumática?
Polimialgia Reumática (PMR) é uma doença que acomete pessoas acima de 50 anos, mulheres são afetas com maior freqüência que homens, causando rigidez e dor caracteristicamente em pescoço, ombros e quadris por pelo menos 4 semanas. As dores musculares podem se manifestar associadas com fadiga, perda de peso, febre baixa e depressão.

O que é Arterite de Células Gigantes (ACG)?
ACG é caracterizada por um processo inflamatório direcionado contra a parede dos vasos arteriais, extra-cranianos da cabeça, com origem na artéria subclávia. Devido à grande freqüência de comprometimento das artérias temporais (região lateral da cabeça), esta doença também é conhecida como Arterite Temporal. A inflamação da parede do vaso leva ao estreitamento do fluxo de sangue, provocando sintomas de insuficiência vascular nos tecidos ao redor.
A ACG ocorre quase exclusivamente em pessoas com idade superior a 50 anos, e a incidência aumenta progressivamente com a idade, e as mulheres são mais afetadas. O sintoma mais comum é a cefaléia, geralmente na região das têmporas. Também dor a mastigação junto às articulações têmporo-mandibulares. Quando há envolvimento das artérias oculares pode ocorrer turvação visual, diplopia (visão dupla) e/ou cegueira em um ou em ambos os olhos de forma súbita. Sintomas de comprometimento geral, causados pelo processo inflamatório sistêmico, como fadiga, perda de apetite, emagrecimento, febre baixa podem acompanhar ou preceder o quadro mais específico. As duas doenças parecem estar relacionadas entre si, uma vez que cerca de 10 à 15% dos pacientes com PMR apresentam também ACG, assim como o inverso ocorre em quase 40% dos doentes.

Diagnóstico
PMR é uma síndrome para a qual não existem testes laboratoriais específicos. O diagnóstico é sugestivo quando há indícios clínicos na história e exame físico, associado com alterações de exames laboratoriais compatíveis com atividade inflamatória, quantificada através da velocidade de hemossedimentação (VHS) e proteína C reativa (PCR) bastante elevados.
O diagnóstico conclusivo de ACG é feito através da biópsia da artéria temporal. Entretanto, a palpação da artéria com nodulações em sua superfície ou uma diferença de pulso temporal sugere fortemente o diagnóstico. A avaliação dopplerfluxométrica ou por ultrassonografia local, podem ser úteis.

Tratamento
O objetivo do tratamento da PMR e ACG é aliviar os sintomas, e no caso da ACG prevenir lesão adicional dos tecidos, particularmente à cegueira. O medicamento preconizado e mais utilizado é o corticoesteróide sob estrita orientação médica. O tratamento geralmente se estende por dois anos ou mais. Em alguns casos resistentes, pode ser empregado imunossupresssores. Seja qual for o tratamento utilizado deve ser lembrado o alto risco para efeitos colaterais, uma vez que estamos diante de pacientes idosos.

Arterite Cranial

. Cefaléia
. Sensibilidade couro cabeludo
. Neuropatia isquêmica
. Dor em mandíbula
. PMR

Síndrome febre/fadiga

. Febre
. Falta apetite/emagrecimento
. Suores noturnos
. Fraqueza
. Depressão

ACG/Aortite

. Dor MMSS
. Fenômeno Raynaud
. Aneurisma Aorta
. Insuficiência Aórtica
. PMR

PMR Isolada

. Dor em pescoço, ombro e quadril
. Rigidez difusa

Nenhum Comentário para “Polimialgia Reumatica e Artrite Temporal”
Deixe seu Comentário